Hoje venho trazer uma dica de leitura. Fernando Borma, é um autor mineiro, nascido em Ituiutaba, que atualmente mora em Uberlândia. O livro, Amando Palavras, foi publicado em 2014, pela Assis Editora. Contem ilustrações de Rhayani Paschoalim e prefácio de Robisson Sete.
Sinopse: Em uma multiplicidade de vozes, dentro de Amando Palavras, discutem um poeta, um psicologo, um paciente, um homem, uma mulher, um amante da vida e das palavras. Assim, no universo das formas, o poeta exibe a amplitude de querer a liberdade. Evocando clássicos, como Goethe, Florbela e Maiakóvski, o poeta se curva ante a poesia, e num ato de gozo da criatividade, fecunda a palavra. Em dois cálices: "o amor" e "a palavra", 31 poemas dividem espaço com a ilustrações e a imaginação que compõem esta obra.
Comprei o livro em uma feira do livro que teve na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), depois de muito rodear as mesas e olhar basicamente todos os livros, resolvi comprar ele por caber no meu orçamento, e por ser livro de poemas, ultimamente tenho amado poemas, sigo inúmeros poetas no facebook, alguns tem uma escrita maravilhosa que descrevem minha vida. Gosto de escritas leves e simples. Me arrancam suspiros de tão lindos. E exatamente isso que me encanto na escrita do Fernando Borma, são versos gostosos e delicados.
Gostei de basicamente todos os poemas, mas escolhi dois que achei maravilhosos.
MENINA
Menina solta.
Era a menina
de Minnesota.
Corria e ria
falando inglês.
E se bebia,
o português
Menina insana,
era a menina
americana.
Menina do norte.
Tão magra, tão forte...
Nem temia a morte.
Partiu, de repente.
Menina contente,
que foi ser solta
em Minnesota.
"O amor, p.36"
ENQUANTO
Alguém observa o movimento da cidade,
alguém assovia uma canção esquecida,
alguém corta os pulsos,
alguém corre na rua,
alguém chora ao nascer,
alguém pede Raul,
alguém dorme na calçada,
alguém mata alguém,
alguém cogita a existência,
alguém pula em alto-mar,
alguém escreve uma carta,
alguém planta uma árvore,
alguém tira a roupa,
alguém oferece o perdão,
alguém canta no banheiro,
alguém suspira e vive,
enquanto alguém lê.
"A palavra, p.47"
Se quiserem adquirir algum exemplar é só ir no blog dele (aqui) lá você pode encontrar o endereço de onde comprar ou fazer pedido pelo correio, você pode aproveitar e conferir o blog que ta recheado de coisas legais. Sigam ele também no Facebook.
É isso meus amores, espero que tenham gostado. Tem algum autor legal pra me indicar? Então fale aqui nos comentários. Beijos e até mais.
Que alegria ver meu livro aqui - um lugar muito agradável. Voltarei mais vezes.
ResponderExcluirObrigado pela divulgação, Beatriz!
Abraços!